Entenda a importância de ter uma equipe bem treinada

Grande parte das reclamações em relação a consultórios e clínicas odontológicas têm a ver com atendimento e não com a parte técnica dos profissionais. Ninguém compra ou frequenta onde não é bem atendido, não é mesmo?

Problemas como alteração de horários em cima da hora, atrasos, jeito de falar, demora para responder mensagens e má escrita, por exemplo, são fatores que influenciam a percepção dos pacientes sobre o seu consultório ou clínica odontológica, fazendo-os desistir de conhecer o profissional antes mesmo de uma avaliação.

Mas como melhorar o atendimento da minha clínica?

Treinamento. A palavra de ordem é essa.

Para além do conhecimento básico em questões odontológicas que sua equipe deve ter, principalmente se for ASB ou TSB, é importante que você esteja próximo aqueles que não conhecem como é um tratamento odontológico, como as secretárias e recepcionistas, para que elas consigam sanar as dúvidas dos pacientes e fazer os agendamentos corretamente. Todos da sua equipe devem saber quais tratamentos são feitos na clínica.

Além do treinamento técnico, é de suma importância o treinamento do atendimento. Já ouviu falar que as pessoas são contratadas por competências técnicas e são desligadas por questões comportamentais? Principalmente para quem trabalha com atendimento ao público, essa premissa é verdadeira. 

Para ter um bom atendimento, é importante que os profissionais da sua clínica estejam alinhados em relação aos seus valores e propósitos: O que te fez entrar nessa área? O que te motiva? Qual o objetivo da clínica?

Outro fator determinante são as regras: como se comportar, como se vestir, o que é permitido ou não no local de trabalho.

Dicas para um bom atendimento.

Agora que você sabe como é importante treinar a sua equipe, veja algumas dicas para estimular o bom atendimento (que você também deve colocar em prática):

  • Sorriso: atenda os pacientes sorrindo, mesmo que esteja de máscara. O sorriso é essencial! O tom de voz que utilizamos ao falar com alguém pode denunciar nosso mau humor ou expressar nossa cordialidade e simpatia.
  • Atenção aos detalhes: essa dica tem o poder de conquistar seus pacientes. Pergunte como ele está e se ele se queixar de algo ou falar da família, pergunte na consulta seguinte se houve melhora ou se os parentes estão bem. Se você trabalha com reabilitação oral, se tiver algum alimento (como maçã) que seu paciente sente falta de comer, dê de presente após a finalização da prótese tipo protocolo (nem que seja um gesto simbólico, pois sabemos que há o tempo de recuperação).
  • Sempre responda: ainda que sua secretária ou você não saibam a resposta da dúvida, ou se tem horário para remarcar o agendamento do paciente, não o deixe no “vácuo”, uma mensagem de “só um momento, vou verificar” ou “vou confirmar aqui e em breve te retorno” demonstrará que a solicitação do paciente foi vista e em breve será atendida.

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* Texto elaborado em parceria com a Dra. Carol Moura. Para segui-la no Instagram, clique aqui e tenha dicas de gestão todos os dias!

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    Dr. Alexandre Magno

    Belo Horizonte - MG

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    Dr. Alysson Noriyuki Kajishima Konno

    São Paulo - SP

    O sistema EasyDental vem em constante evolução e essa versão Cloud permitiu agilidade tanto para as atualizações como para a utilização. Não necessitamos de hardware pesado, pois o sistema pode ser acessado de praticamente qualquer navegador. A parte clinica e a parte administrativa são bastante intuitivas. Realmente indispensável para a organização do consultório.

    Dr. Felipe Valverde

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    Dra Paula Cristine Y M Mason

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    O
    EasyDental é essencial no nosso dia a dia.

    Marco Antonio Garcia Pereira

    Jundiaí – SP

    Depois da implantação do sistema, tudo se tornou bem mais prático e organizado no consultório, acho com muito mais facilidade tratamentos antigos que antes teria que buscar em arquivos físicos.

    Marcus Fernandes Carvalho

    São Paulo – SP

    Já fui usuário de outros softwares gerenciadores de Consultórios Dentários, mas sem dúvida o que melhor atendeu minhas necessidades e expectativas foi o EasyDental. Ambiente de fácil entendimento mesmo para quem não tem grandes conhecimentos de informática.

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    Miami - EUA

    A rede COSB utiliza o EasyDental desde 2012. Já estamos em fase avançada de migração para a versão Cloud, o que trará inúmeros benefícios e redução de custos à empresa. São 6 unidades no Brasil e iniciando operação em breve nos EUA. Contando sempre com a ótima parceria que temos com a EasyDental.

    Nelson Dall’ Oca

    São Paulo – SP

    Há anos tenho utilizado o EasyDental. Com certeza ele é uma eficaz ferramenta que me ajuda a focar na parte técnica sem me descuidar da administração, marketing e finanças da minha clínica.

    Wilson Rogério Cunha

    Tambaú – SP

    Gostei do produto, tenho desde 1996, venho fazendo atualizações desde então